Prefeitura Municipal de Sales Oliveira - SP
Acompanhe-nos:
Enviar para um amigo!
Obs: campos com asterisco () são obrigatórios.
Enviando indicação. Por favor, aguarde...
10 JAN 2020
Chegada do verão exige cuidados redobrados contra o Aedes aegypti
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2

Departamentos de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores realizam neste sábado trabalho de combate ao mosquito

Acompanhando a chegada do verão, além da elevação de temperatura, ocorre o aumento dos índices de chuvas. Sendo assim, é importante que o cuidado com criadouros do mosquito Aedes aegypti dobre.

O inseto, que é transmissor não somente da dengue, mas também dos vírus zika e chikungunya, é mais comum em áreas urbanas, já que é local de maior concentração de pessoas, fonte de alimento paras as fêmeas que são hematófagas (se alimentam de sangue).

O macho se alimenta de seiva de plantas e néctar, já sua companheira, para maturação dos ovos (período de três dias) precisa de sangue. É possível que, para um mesmo lote ela pique mais de uma pessoa e caso estiver infectada, por alguns dos vírus, fará a transmissão.

Após a postura, os ovos podem eclodir em até 30 minutos é possível que durante seu ciclo de vida, gere 1,5 mil descendentes.

Intensificações

Para evitar danos futuros, os Departamentos de Vigilância Sanitária e Controle de Vetores iniciaram ações de intensificação recolhendo materiais inservíveis que acumulam água. Nesta semana, o trabalho será realizado nesse sábado (11), no bairro Boa Vista.

As pastas afirmam que, além do trabalho, é necessária a colaboração da população realizando regularmente vistoria nos quintais eliminando materiais que acumulam água.

Brasao
Localiza